segunda-feira, 18 de março de 2013

CÃES E BEBÊS: ESTA COMBINAÇÃO PODE DAR CERTO!


Muitas vezes vemos casais que não tem filhos tratarem seus cães como verdadeiras crianças, dando-lhes muito amor, carinho, brinquedos e quando vem o bebê resolverem se desfazer do cão, por acharem que o contato entre ambos seria anti - higiênico ou por não terem mais tempo disponível para o animal.

Não devemos comprar um cãozinho porque ele é um filhote fofo e irresistível, temos que pensar que ele será nosso companheiro por aproximadamente 14 anos e que muita coisa na nossa vida pode mudar durante este período, inclusive o nascimento de filhos.

É totalmente possível e pode se tornar uma realidade maravilhosa o relacionamento entre cães e bebês. Mas para isso, o cão precisa ser preparado aos poucos com relação às mudanças que ocorrerão com a vinda do bebê. Tudo que irá acontecer quando o novo membro da família chegar deverá ser antecipado, como por exemplo, se o cão não poderá mais entrar no quarto que será da criança, deverá ser proibida a sua entrada antes da chegada do mesmo a casa. As atenções dadas ao cão devem ser diminuídas antes do nascimento do bebê, para que o cão não faça nenhuma associação negativa com ele.

O cão só poderá fazer associações positivas com a criança e para isso deverá receber carinho e petiscos toda vez que estiver próximo ao bebê. Da mesma forma, quando o bebê for sair para passear de carrinho, o cachorro deverá ser levado junto.

Agindo assim, o cão vai entender que foi muito vantajosa para ele esta mudança na vida da família e passará a aceitar e a gostar do bebê.

Da mesma forma, à medida que os bebês vão crescendo, eles devem ser ensinados como deve ser a maneira correta de se tratar um cão, nunca o machucando e assim o vínculo de amizade e companheirismo irá se formando gradativamente. Porém crianças pequenas não devem ser deixadas sozinhas com um cachorro, não importando qual seja o porte do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário